3 fatores ambientais que estão afetando a sua pele

Impactos externos prejudicam a saúde da pele e favorecem o envelhecimento precoce. Conheça três desses vilões e como combatê-los.


Por Riô Biocosméticos

A pele é a grande interface do nosso organismo com o mundo. Ativa e reativa, ela sofre os mais variados impactos externos que podem prejudicar a sua saúde e favorecer o envelhecimento precoce.

Confira 03 vilões ambientais que contribuem para a degeneração da pele e o que fazer pra cuidar do maior órgão do seu corpo.

1. Poluição

Uma das principais responsáveis pelas doenças respiratórias, a poluição do ar também atinge a pele. E ela é um dos vilões mais difíceis de evitar, pois está em todo lugar – nas áreas urbanas e rurais das cidades, dentro e fora de casa – ainda que em intensidades diferentes.

Inicialmente, a maioria dos poluentes transportados pelo ar não penetra nas camadas mais internas da pele. Eles começam danificando a barreira cutânea, bem na superfície. Porém, esses danos deixam as portas abertas para as nanopartículas entrarem cada vez mais fundo.

A poluição contribui para a desidratação da pele, aumenta a produção de enzimas e radicais livres que destroem o colágeno e ainda carrega agentes que deixam a pele mais sensibilizada e irritável.

Como amenizar os efeitos da poluição

Limpar a pele para eliminar os resíduos da poluição é crucial. Sempre usando sabonete adequado ao seu tipo e condição de pele, respeitando o pH fisiológico e protegendo o bioma positivo, nosso exército de micro-organismos amigos da saúde.

Mas só a limpeza não é suficiente. Também é importante ajudar a pele a se “blindar”, mantendo a integridade do manto hidrolipídico, nosso biofilme protetor. Então, lembre-se de aplicar hidratante.

2. Radiação solar

Você já deve ter lido isso mil vezes, mas, sim, a radiação solar prejudica a pele. Ela é um dos principais fatores do envelhecimento precoce e um grande risco à saúde, já que pode desencadear melanoma e outros tipos de câncer de pele.

A exposição ao sol faz com que a pele perca umidade e óleos naturais, deixando-a ressecada e descamativa. Mesmo em pessoas mais jovens, ela contribui para o fotoenvelhecimento – envelhecimento prematuro devido à exposição aos raios solares.

A radiação solar também quebra as moléculas de colágeno e elastina, responsáveis por dar elasticidade à pele.

Como amenizar os efeitos da radiação solar

Aplicar filtro solar logo de manhã e, se ficar exposto ao sol, reaplicar a cada duas horas.

Além disso, você pode usar barreiras físicas, como chapéu, boné e (por que não?) uma sombrinha!

Mas o ideal é evitar a exposição prolongada ao sol. De 15 a 20 minutos por dia são suficientes – e a melhor forma de ativar a vitamina D.

3. Ar seco

Sim! A umidade do ar (ou a falta dela) influencia na saúde da sua pele. E não estamos falando só de condições climáticas, mas do ar condicionado.

O ar condicionado resseca o ar ambiente e, consequentemente, a pele. Mesmo as mais oleosas podem sofrer os danos, já que a barreira cutânea fica comprometida.

Como amenizar os efeitos do ar seco

Nesses casos, uma hidratação inteligente é essencial e fórmulas que não só estimulam a produção de água, mas também a distribuem e mantêm, garantem ação completa.

A combinação de ingredientes como a Pró-vitamina B5, o ácido hialurônico na porção mais nobre da molécula (aquela bem pequenininha, capaz de penetrar todas as camadas cutâneas), polissacarídeos marinhos e aminoácidos dão conta do recado.

E você sabe por que o ácido hialurônico é um dos ingredientes mais queridinhos do momento? Toque aqui pra entender tudo!

______________

Vale lembrar que as informações deste texto não representam nenhum tipo de recomendação médica, nem substituem a importância de você consultar um dermatologista.

Lab Riô - Tudo sobre Biocosméticos e o melhor para nossa pele.

RSS

Como saber se um cosmético é seguro?

Conheça o rigoroso protocolo SkinSAFE Trusted Choice™ que certificou as fórmulas da Riô SkinLab nos mais altos padrões de eficácia e segurança    Você já...

05 motivos para usar o novo Concentrado Antioxidante

Resultado de cinco anos de pesquisa e desenvolvimento, o lançamento da Riô SkinLab traz o melhor da inovação dermocosmética com alta performance e sensorial agradável ...