O fenômeno do beauty burnout tem se tornado cada vez mais comum entre mulheres que buscam a pele perfeita. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, em 2023, a procura por procedimentos estéticos aumentou 390%, impulsionada principalmente pelas redes sociais.
O que é beauty burnout?
O skin burnout é um ciclo vicioso causado pelo uso excessivo de produtos cosméticos. Uma rotina de skincare complexa, com múltiplos passos e produtos incompatíveis, pode sobrecarregar a pele em vez de beneficiá-la.
"E a pele, como fica com tantos steps e produtos? Saiba que esta rotina muito complexa não está tornando a sua pele mais bonita e saudável, mas sim sobrecarregada de diferentes ativos que muitas vezes são incompatíveis quando misturados aleatoriamente num mesmo momento. Além disso a pele não consegue responder a tantos produtos e ainda deixa a pele sensível, irritada e desidratada, à beira do Skin Burnout, um ciclo vicioso causado pelo uso excessivo de produtos e procedimentos estéticos.", explica a Dra. Laila Klotz, dermatologista e professora de dermatologia da UFRJ.
Sintomas da Pele Sensibilizada
Uma pele sensibilizada por excesso de produtos apresenta sinais claros. A Dra. Laila identifica os principais sintomas:
"Pele constantemente sensibilizada, irritada, vermelha, ressecada, descamando pelo uso de ácidos, e até com piora progressiva de quadros como acne ou rosácea."
Pessoas com dermatite, rosácea e acne estão mais propensos a desenvolver skin burnout, tornando essencial uma abordagem cuidadosa na escolha de produtos para cada tipo de pele.
Impacto na Saúde Mental
O beauty burnout vai além dos problemas dermatológicos, afetando diretamente a saúde mental. A pressão por seguir tendências de beleza pode gerar ansiedade, frustração e baixa autoestima.
"No consultório são principalmente adolescentes e mulheres jovens. E a história é sempre a mesma... “Doutora minha pele não parece “hidratada” e eu estou usando produtos bom e caros”. Quando pergunto quem prescreveu, a resposta na maior parte é... “eu vi no tik tok ou no instagram de tal influenciadora. E a pele dela é linda! Por que a minha não fica igual?”
"Os pacientes se mostram frustrados, ansiosos, inseguros com sua aparência, relatam que não querem mais sair de casa porque não se sentem bem", observa a dermatologista.
Como reverter o quadro?
Para combater o problema, a Dra. Laila recomenda simplificação:
"Adotar uma abordagem minimalista no autocuidado não significa negligenciar a saúde da pele, mas priorizar práticas que sejam coerentes com as suas reais necessidades. Esse cuidado sim promove um relacionamento mais saudável e equilibrado com você.
Por isso, não é o conteúdo das redes sociais que deve determinar o que é melhor para sua pele. Se você quer adotar uma boa rotina de cuidados e estar bem com sua autoestima e imagem, saiba que um profissional médico dermatologista saberá te avaliar assim como prescrever o essencial para seu tipo de pele. Ele também pode te orientar sobre os cuidados que você deve ter para manter sua pele saudável e bonita."
A saúde da pele melhora significativamente quando adotamos uma abordagem minimalista, priorizando qualidade sobre quantidade.
Rituais de Beleza Conscientes
Transformar rituais de beleza em práticas saudáveis significa eliminar o excesso e focar no essencial. A orientação profissional é fundamental para identificar produtos adequados ao seu tipo de pele e evitar combinações prejudiciais.
Lembre-se: o equilíbrio é a chave para uma relação saudável com os cuidados pessoais.
A Riô SkinLab é uma marca criada com esse propósito: desenvolver fórmulas inteligentes, eficazes e pensadas para o DNA da pele brasileira, com foco em eficiência e segurança, sem exageros.
Em tempos de excesso, a resposta está na ciência que faz sentido.