Ainda existe um grande mito no skincare: a ideia de que pessoas com pele oleosa ou acneica devem evitar qualquer tipo de óleo. Mas, na prática (e na ciência), a realidade é bem diferente.
A grande pergunta é: como cuidar da pele oleosa? A resposta vai contra o senso comum: hidratar adequadamente com os ingredientes certos, incluindo óleos não comedogênicos.
Óleos x Pele Oleosa
A pele oleosa costuma produzir sebo em excesso, mas isso não significa que esteja devidamente hidratada. Pelo contrário: a produção desequilibrada de oleosidade pode, muitas vezes, ser uma resposta à desidratação da pele.
Por isso, pele oleosa precisa de hidratação, sim. E, em muitos casos, a inclusão de óleos vegetais não comedogênicos na rotina pode ajudar a equilibrar a função de barreira da pele e até reduzir a produção sebácea.
Quais óleos são seguros para peles oleosas?
Estudos clínicos confirmam que óleos como óleo de uva, argan, girassol, rosa mosqueta, esqualano e jojoba são bem tolerados por peles oleosas e não obstruem os poros.
Esses óleos são ricos em ácido linoleico, que tem ação anti-inflamatória e pode melhorar quadros de acne leve. Por outro lado, óleos como óleo de coco, óleo de linhaça e óleo mineral são classificados como comedogênicos e devem ser evitados em peles muito oleosas ou com tendência à acne.
E os produtos da Riô?
A Riô SkinLab desenvolve fórmulas seguras, eficazes e com ciência comprovada, considerando os hábitos, clima e o DNA da pele brasileira — inclusive para quem tem pele oleosa acneica ou sensibilizada.
Apesar de ser um antifrizz capilar, o SOS Frizz também pode ser aplicado pontualmente em áreas ressecadas como sobrancelhas, cutículas ou calcanhares. Ele possui óleos leves como semente de uva, girassol e argan, além de biossilicone biomimético e vitamina E, com textura leve e absorção rápida.
Essa loção biomimética hidrata profundamente todo o corpo sem deixar a pele pegajosa ou oleosa. Sua fórmula foi pensada para hidratar sem ocluir, equilibrando a barreira cutânea e oferecendo conforto mesmo para quem tem pele muito oleosa, podendo ser aplicada até nas áreas com tendência à acne corporal.
Entre seus ativos, destacam-se:
-
Óleo de Semente de Uva: forma um biofilme que ajuda a prevenir a perda transepidérmica de água e de ativos hidrossolúveis. Tem ação antioxidante, anti-inflamatória e cicatrizante. Promove suavidade, melhora a elasticidade e contribui para a espalhabilidade da fórmula.
-
Óleo de Café Verde: também forma um biofilme que reduz a perda de água e de ativos, ajudando a manter a hidratação. É rico em ácidos graxos como palmítico e linoleico — essenciais para a formação das ceramidas epidérmicas, que restauram a função de barreira da pele. Proporciona maciez e melhora a textura.
-
Óleo de Oliva: fonte natural de bioativos emulsionantes, atua como hidratante lipofílico, promovendo hidratação prolongada e reparação da pele. Rico em ácidos graxos como palmítico, esteárico, oleico, linoleico e linolênico — todos componentes da barreira cutânea —, contribui para reter a umidade e combater os radicais livres., com propriedades antioxidantes, hidratantes, anti-inflamatórias e cicatrizantes. Rico em ácidos graxos essenciais e polifenóis, ajuda a combater os radicais livres, prevenir o envelhecimento precoce, promover a regeneração e melhorar a elasticidade da pele.
A fórmula é livre de ingredientes comedogênicos, petroquímicos, microplásticos e desreguladores endócrinos — o que a torna segura até mesmo para peles oleosas, sensíveis ou sensibilizadas. É indicada para todos os tipos de pele, especialmente maduras, secas, altamente ressecadas e para épocas mais frias, como o inverno.
Quer uma solução para a oleosidade?
Para quem tem pele muito oleosa ou acneica, o Concentrado Antioleosidade da Riô combina ativos seborreguladores e anti-inflamatórios que ajudam a controlar a oleosidade por até 12 horas¹ e reduzir a acne com uso contínuo. Sua fórmula foi desenvolvida especialmente para o clima quente e úmido do Brasil, sem ingredientes que obstruem os poros ou sensibilizam a pele.
Usar ou não usar, eis a questão!
Óleos para limpeza ou hidratação da pele são bem-vindos, desde que escolhidos com critério. A chave está em buscar óleos não comedogênicos e produtos formulados com base científica, como os da Riô.
Caso você queira uma opção para limpeza, o Mousse de Limpeza Facial da Riô é uma excelente escolha: fórmula biomimética, tecnologia syndet, pH equilibrado e espuma cremosa. Ideal para peles oleosas ou sensibilizadas que precisam de uma limpeza gentil e eficaz.
Porque quando o assunto é produtos para pele oleosa, copiar rotinas internacionais pode não funcionar. A pele brasileira precisa de cuidados específicos e a Riô é feita para isso.
¹Teste in vivo feito por laboratório independente com 21 voluntários e avaliação instrumental da eficácia na redução da oleosidade da pele do rosto medida 8 e 12 horas após a aplicação