pele oleosa o que fazer, óleo mineral para pele, pele oleosa acneica, óleo de uva para pele, pele muito oleosa o que fazer, pele oleosa precisa de hidratação, óleo para a limpeza da pele, produtos para pele oleosa, óleos não comendogênicos

Pode usar óleo na pele oleosa? A resposta é mais científica do que você imagina

Publicado por Riô Biocosméticos Equipe em

 

Ainda existe um grande mito no skincare: a ideia de que pessoas com pele oleosa ou acneica devem evitar qualquer tipo de óleo. Mas, na prática (e na ciência), a realidade é bem diferente. 

A grande pergunta é: como cuidar da pele oleosa? A resposta vai contra o senso comum: hidratar adequadamente com os ingredientes certos, incluindo óleos não comedogênicos. 

Óleos x Pele Oleosa 

A pele oleosa costuma produzir sebo em excesso, mas isso não significa que esteja devidamente hidratada. Pelo contrário: a produção desequilibrada de oleosidade pode, muitas vezes, ser uma resposta à desidratação da pele. 

Por isso, pele oleosa precisa de hidratação, sim. E, em muitos casos, a inclusão de óleos vegetais não comedogênicos na rotina pode ajudar a equilibrar a função de barreira da pele e até reduzir a produção sebácea. 

Quais óleos são seguros para peles oleosas? 

Estudos clínicos confirmam que óleos como óleo de uva, argan, girassol, rosa mosqueta, esqualano e jojoba são bem tolerados por peles oleosas e não obstruem os poros. 

Esses óleos são ricos em ácido linoleico, que tem ação anti-inflamatória e pode melhorar quadros de acne leve. Por outro lado, óleos como óleo de coco, óleo de linhaça e óleo mineral são classificados como comedogênicos e devem ser evitados em peles muito oleosas ou com tendência à acne. 

E os produtos da Riô? 

A Riô SkinLab desenvolve fórmulas seguras, eficazes e com ciência comprovada, considerando os hábitos, clima e o DNA da pele brasileira — inclusive para quem tem pele oleosa acneica ou sensibilizada. 

Apesar de ser um antifrizz capilar, o SOS Frizz também pode ser aplicado pontualmente em áreas ressecadas como sobrancelhas, cutículas ou calcanhares. Ele possui óleos leves como semente de uva, girassol e argan, além de biossilicone biomimético e vitamina E, com textura leve e absorção rápida. 

Essa loção biomimética hidrata profundamente todo o corpo sem deixar a pele pegajosa ou oleosa. Sua fórmula foi pensada para hidratar sem ocluir, equilibrando a barreira cutânea e oferecendo conforto mesmo para quem tem pele muito oleosa, podendo ser aplicada até nas áreas com tendência à acne corporal. 

Entre seus ativos, destacam-se: 

  • Óleo de Semente de Uva: forma um biofilme que ajuda a prevenir a perda transepidérmica de água e de ativos hidrossolúveis. Tem ação antioxidante, anti-inflamatória e cicatrizante. Promove suavidade, melhora a elasticidade e contribui para a espalhabilidade da fórmula. 

  • Óleo de Café Verde: também forma um biofilme que reduz a perda de água e de ativos, ajudando a manter a hidratação. É rico em ácidos graxos como palmítico e linoleico — essenciais para a formação das ceramidas epidérmicas, que restauram a função de barreira da pele. Proporciona maciez e melhora a textura. 

  • Óleo de Oliva: fonte natural de bioativos emulsionantes, atua como hidratante lipofílico, promovendo hidratação prolongada e reparação da pele. Rico em ácidos graxos como palmítico, esteárico, oleico, linoleico e linolênico — todos componentes da barreira cutânea —, contribui para reter a umidade e combater os radicais livres., com propriedades antioxidantes, hidratantes, anti-inflamatórias e cicatrizantes. Rico em ácidos graxos essenciais e polifenóis, ajuda a combater os radicais livres, prevenir o envelhecimento precoce, promover a regeneração e melhorar a elasticidade da pele. 

 

A fórmula é livre de ingredientes comedogênicos, petroquímicos, microplásticos e desreguladores endócrinos — o que a torna segura até mesmo para peles oleosas, sensíveis ou sensibilizadas. É indicada para todos os tipos de pele, especialmente maduras, secas, altamente ressecadas e para épocas mais frias, como o inverno. 

 

Quer uma solução para a oleosidade? 

Para quem tem pele muito oleosa ou acneica, o Concentrado Antioleosidade da Riô combina ativos seborreguladores e anti-inflamatórios que ajudam a controlar a oleosidade por até 12 horas¹ e reduzir a acne com uso contínuo. Sua fórmula foi desenvolvida especialmente para o clima quente e úmido do Brasil, sem ingredientes que obstruem os poros ou sensibilizam a pele. 

 

Usar ou não usar, eis a questão! 

Óleos para limpeza ou hidratação da pele são bem-vindos, desde que escolhidos com critério. A chave está em buscar óleos não comedogênicos e produtos formulados com base científica, como os da Riô. 

Caso você queira uma opção para limpeza, o Mousse de Limpeza Facial da Riô é uma excelente escolha: fórmula biomimética, tecnologia syndet, pH equilibrado e espuma cremosa. Ideal para peles oleosas ou sensibilizadas que precisam de uma limpeza gentil e eficaz. 

Porque quando o assunto é produtos para pele oleosa, copiar rotinas internacionais pode não funcionar. A pele brasileira precisa de cuidados específicos e a Riô é feita para isso. 

 

 

¹Teste in vivo feito por laboratório independente com 21 voluntários e avaliação instrumental da eficácia na redução da oleosidade da pele do rosto medida 8 e 12 horas após a aplicação 

← Postagem Anterior Próxima Postagem →

Lab Riô - Tudo sobre Biocosméticos e o melhor para nossa pele.

RSS
cronobiologia, saúde da pele, o que é higiene do sono, como fazer higiene do sono, como o estresse impacta na saúde da pele, regeneração noturna, relógio biológico, como ter um sono restaurador, como ter a pele firme, envelhecimento da pele

Cronobiologia e a Saúde da Pele: Como Seu Relógio Biológico Transforma Sua Rotina de Skincare

Por Riô Biocosméticos Equipe

Entenda como a cronobiologia impacta a saúde da pele, o sono e a regeneração noturna — e como usar isso a seu favor para ter...

Leia mais
rotina de skincare, tipo de pele, procedimentos estéticos, saúde mental, saúde da pele, skin burnout, beauty burnout, pele sensibilizada, rituais de beleza, rosácea, acne, dermatite

Beauty Burnout: Dra. Laila Klotz explica as práticas cosméticas que se transformam em exaustão

naovaleatrend
Por Riô Biocosméticos Equipe

Descubra o que é beauty burnout e skin burnout. Saiba como uma rotina de skincare excessiva pode prejudicar sua pele e saúde mental.

Leia mais