Muitos se perguntam por que tirar a maquiagem antes de dormir? A pele sabe que está de noite?
A resposta é que o nosso organismo é muito mais inteligente do que a gente pensa!
Conversamos com o dermatologista Dr Thales Bretas pra decifrar o mistério.
Riô skinLab: A pele sabe que é de noite? Como isso acontece?
Dr Thales: A pele, assim como todo o nosso organismo, tem um ritmo biológico chamado ciclo circadiano. Esse verdadeiro relógio biológico regula diversas funções e faz as células trabalharem em sincronia com os diferentes momentos do dia e da noite.
Por exemplo, durante o dia ele faz o nosso corpo produzir mais cortisol, hormônio que nos mantém em estado de alerta. À noite, ele faz diminuir a produção de cortisol e aumentar a de melatonina, conhecida como hormônio do sono.
O principal fator que regula o nosso ritmo biológico é a exposição à luz natural: ela age através da retina e avisa o nosso organismo se é hora de estar desperto ou de dormir.
O nosso relógio biológico tem alguma relação com o famoso sono da beleza?
Dr Thales: Tem, e muita! À noite, quando o corpo entende que é hora de descansar, a pele entra em modo de reparação e a regeneração celular acontece de maneira mais intensa. É nesse momento que o corpo trabalha para se recuperar, renovar as células e produzir mais Colágeno e Elastina, que são fundamentais para a firmeza e a jovialidade da pele.
Dormir sem tirar maquiagem atrapalha a regeneração da pele?
Dr Thales: Sim, atrapalha porque a maquiagem fica com diversas impurezas que se acumulam ao longo do dia - poluição, poeira, resíduos de suor, protetor solar, além de células mortas e da gordura que a própria pele produz naturalmente.
A limpeza à noite é fundamental até para que a pele absorva e aproveite melhor os ingredientes do skincare noturno, que também vão ajudar na regeneração.
Quais problemas podem surgir na pele de quem dorme com maquiagem?
Dr Thales: A obstrução dos poros é muito comum e, como consequência disso, o surgimento ou piora da acne. Além disso, poros obstruídos ficam mais dilatados e aparentes, então, a textura de pele pode ficar mais grossa e menos uniforme.
Mas também há outros efeitos indesejados, como a perda do viço, já que as impurezas dificultam o processo de hidratacão e renovação, e até mesmo casos de irritação que podem deixar a pele vermelha, os olhos coçando porque a maquiagem migra e entra em contato com a mucosa ocular.
Então, qual seria o passo a passo de skincare noturno ideal para quem gosta de maquiagem?
Dr Thales: O primeiro passo sempre vai ser limpar a pele, retirando maquiagem com um demaquilante e, depois, lavando com um produto suave, mas eficaz, como a Mousse de Limpeza, que limpa profundamente sem agredir a barreira de proteção natural da pele.
Em seguida, vêm os produtos de tratamento e hidratação, sempre de acordo com tipo e a necessidade de cada pele - fórmulas que controlam a oleosidade, que promovem firmeza e elasticidade e, também, as que reduzem rugas e linhas. Consultar um dermatologista que vai recomendar os produtos certos e montar uma rotina que combine com o seu estilo de vida é superimportante.
Pouco antes de dormir, um produto que eu adoro é o SOS Regenerador Noturno, que é um neurodermocosmético. Ou seja: ele une a ação neurológica de Óleos Essenciais, que ajudam a relaxar a mente para que a gente tenha um sono reparador, e ação na pele, com ingredientes que hidratatam e regeneram a pele.
Quer saber mais sobre o que acontece na sua pele ao longo do dia e da noite? No nosso Blog, você encontra uma matéria sobre Cronobiologia, a ciência que estuda o nosso relógio biológico.
Encontre produtos perfeitos pra cuidar da pele antes, durante e depois da maquiagem na nossa seleção especial pra quem ama make.
Confira aqui