O universo do skincare nunca esteve tão em alta. Basta abrir o TikTok ou o Instagram para ver rotinas com vários passos, produtos e promessas de transformação da noite para o dia. Mas será que tudo isso faz sentido para quem ainda está na adolescência?
Com tantas mudanças hormonais, é normal que a pele fique mais oleosa, com cravos, espinhas e textura mais irregular por causa dos poros dilatados e mais visíveis. Essas mudanças podem afetar a autoestima, tornando a vida social e escolar mais difíceis e, em alguns casos, evoluir para questões mais sérias relacionadas à saúde mental.
Ter uma rotina de skincare é essencial para ajudar adolescentes a cuidar da saúde e aparência da pele. Mas ela deve ser segura, sem exageros e com os produtos certos.
O que adolescentes devem evitar em produtos de skincare
Muitos adolescentes usam fórmulas desenvolvidas para peles adultas, sem considerar que os ingredientes podem ser fortes demais. O resultado? Pele sensibilizada, ressecamento, aumento da oleosidade e até piora da acne.
O que evitar ao escolher cosméticos para adolescentes: Retinol e derivados
Os retinoides são mais indicados para prevenir e desacelerar o envelhecimento da pele, o que ainda não deveria ser uma preocupação na adolescência. Eles podem causar irritação, vermelhidão e descamação. Em alguns casos, a Isotretinoina, que é um derivado do Retinol (Vitamina A), é recomendado para tratar acne, porém, requer um acompanhamento médico rigoroso.
Além disso, retinoides deixam a pele sensível à radiação UV, aumentando o risco de queimaduras solares, marcas escurecidas e danos a longo prazo. Como muitos adolescentes não têm uma rotina consistente de proteção solar, isso pode ser um problema.
Ingredientes abrasivos em altas concentrações (por exemplo, ácido glicólico ácido salicílico e peróxido de benzoíla)
Em concentrações elevadas, esses ingredientes podem irritar, ressecar e comprometer a barreira de proteção natural da pele.
BHT e Parabenos
São disruptores endrócinos que podem interferir nas mudanças hormonais características da adolescência.
Fórmulas antienvelhecimento
Produtos anti-idade são feitos para tratar rugas e perda de firmeza. Elas são indicadas para peles que estão perdendo a capacidade natural de produzir Colágeno, algo que só começa a acontecer a partir dos 25 anos.
04 produtos da Riô SkinLab que adolescentes podem usar no skincare
Mousse de Limpeza Facial: remove impurezas sem agredir a barreira de proteção natural da pele, retirando células mortas, suor e resíduos de poluição. Também tem ação calmante e deixa a pele revigorada e macia.
Concentrado Antioleosidade: formulado para pele excessivamente oleosa ou com acne, ele controla a oleosidade por 12h e reduz espinhas em 74%. Não contém ácidos que irritam a pele.
Sérum Oil Control: une hidratação e controle da oleosidade em um só produto. Reduz a produção de gordura pela metade, age contra cravos e espinhas e diminui a aparência dos poros dilatados. Não contém ácidos que irritam a pele.
Mist Revitalizante: hidratante facial em spray prático e refrescante. Tem ação antioxidante e devolve a luminosidade natural da pele.
Vale lembrar que as informações deste texto não representam nenhum tipo de recomendação médica, nem substituem a importância de consultar um dermatologista.