Entender seu tipo de pele é o primeiro passo para mantê-la saudável. Mas não é só isso: também é preciso saber qual a condição dela no momento. Vem que a gente te ajuda nessa tarefa!
Enquanto o tipo de pele sofre poucas alterações ao longo da vida e é determinado prioritariamente por fatores genéticos e hereditários, a condição da pele é um estado temporário, influenciado por diversos fatores externos (como clima, temperatura, poluição) e internos (como alimentação, fase da vida, uso de medicamentos, estresse).
Por isso, pra cuidar da pele, é importante saber não só o tipo mas, também, em qual estado ela se encontra.
Confira algumas das principais condições da pele:
Pele jovem
A pele jovem é aquela que está em pleno vigor. É macia, homogênea e não apresenta manchas. Bem lubrificada, ela possui elasticidade, é luminosa e ainda não apresenta sinais de expressão, rugas ou flacidez.
Pele madura
A pele madura é aquela que já passou por diversas alterações hormonais e, ao longo dos anos, foi perdendo as defesas naturais. Por isso, ela tem pouco viço e luminosidade, menos elasticidade e apresenta linhas de expressão, rugas e flacidez.
Pele sensível
Vermelhidão, sensação de ardor e repuxamento são algumas das principais características quando a pele está sensível.
Essa sensibilidade acontece porque a barreira de proteção natural está comprometida, deixando a pele mais fina, frágil e irritável.
É uma condição que pode afetar qualquer tipo de pele, em qualquer fase da vida.
Pele acneica
A grande responsável pela acne é a superprodução de gordura pelas glândulas sebáceas.
Esta condição é bastante comum na puberdade, quando o organismo começa a produzir os hormônios estrógeno, nas mulheres, e andrógeno, nos homens, o que acarreta a superoleosidade da pele.
A inflamação da pele se acentua e aparecem pequenas pústulas amareladas, formando crostas que podem deixar cicatriz e manchas.
Pele com manchas
As manchas que aparecem na pele são causadas, principalmente, pela ação do sol. Os raios UVA e UVB penetram profundamente, ativando a produção da melanina, pigmento natural que causa o escurecimento da pele.
Com o passar dos anos, os efeitos da radiação solar se acumulam, favorecendo a concentração de melanina em determinadas regiões, o que causa a formação de manchas mais escuras.
Esta também é uma condição que pode se dar em qualquer tipo de pele. Ela é bastante comum durante e depois da gestação devido à intensa alteração hormonal que forma o cloasma gravídico, também conhecido como melasma – uma hiperpigmentação da pele, decorrente da deposição aumentada de melanina.
___________
Riô indica
Bruma Biohidratante Corporal Aqua
Com aplicação superprática e rápida, a Bruma da Riô é um hidratante em spray com textura superleve, de rápida absorção, que não deixa a pele melada, nem grudenta. Por isso, ela é conhecida como o ''hidratante pra quem tem preguiça de passar hidratante”!
Ela repõe substâncias essenciais que mantém o manto hidrolipídico saudável, reequilibra o pH da pele e preserva o microbioma positivo.
___________
Vale lembrar que as informações deste texto não representam nenhum tipo de recomendação médica, nem substituem a importância de você consultar um dermatologista.