FHN, os amigos naturais da hidratação da pele

Conheça a legião de substâncias naturais que atraem, absorvem e retêm a molécula mais importante para a pele – a água.

Se aproximadamente 70% do corpo humano é composto por água, já dá pra imaginar a importância que ela tem para o nosso organismo, né?

Na pele, a água é a molécula mais importante. Sem ela, seria impossível regular a temperatura corporal (ação feita pelo suor) e a nossa barreira cutânea não conseguiria manter o meio interno em equilíbrio, independentemente das alterações do ambiente externo.

Mas como o nosso organismo atrai, absorve e retém água? É aí que entra em cena o Fator de Hidratação Natural (FHN) – em inglês, Natural Moisturizing Factor NMF.

O FHN é um conjunto de substâncias hidrofílicas (atraem água) e higroscópicas (absorvem água) produzidas naturalmente pelo nosso organismo. Elas trabalham juntas a todo momento, interagindo para capturar água da atmosfera e mantê-la nas camadas internas, evitando a perda transepidérmica excessiva de água e, claro, ajudando a manter a hidratação.

Já reparou que a pele tende a ficar ressecada quando a umidade do ar está baixa? É por isso: quando o ar está seco, as substâncias hidrofílicas do nosso FHN não encontram água suficiente para atrair da atmosfera.

Mas não é só da umidade do ambiente externo que vive o nosso Fator de Hidratação Natural. A água presente nos alimentos – sejam eles líquidos, frutas ou vegetais – também tem um papel importante.

E qual seria a outra fonte de hidratação que ajuda a manter nosso FHN equilibrado? Os biocosméticos!

Processos biotecnológicos são capazes de produzir, em laboratório, muitas das substâncias presentes no nosso Fator de Hidratação Natural.

O Sodium PCA (PCA Sódico) é uma delas. Muito mais eficiente do que a glicerina, ele ajuda a manter a pele hidratada mesmo em condições de baixa umidade do ar. E, claro, ele é um dos ingredientes que a Riô utiliza! Você pode encontrá-lo em todas as nossas Brumas Hidratantes, na Loção Hidratante Corpo e Mãos e na Manteiga Hidratante Corporal.

Outro exemplo de substância utilizada em cosméticos e que também é um FHN é o famoso ácido hialurônico. Quer saber como ele age na pele? É só tocar aqui.

______________

Vale lembrar que as informações deste texto não representam nenhum tipo de recomendação médica, nem substituem a importância de você consultar um dermatologista.

Lab Riô - Tudo sobre Biocosméticos e o melhor para nossa pele.

RSS
ANTIOXIDANTE

Como saber se um cosmético é seguro?

Conheça o rigoroso protocolo SkinSAFE Trusted Choice™ que certificou as fórmulas da Riô SkinLab nos mais altos padrões de eficácia e segurança    Você já...

ANTIOXIDANTE

05 motivos para usar o novo Concentrado Antioxidante

Resultado de cinco anos de pesquisa e desenvolvimento, o lançamento da Riô SkinLab traz o melhor da inovação dermocosmética com alta performance e sensorial agradável ...