Hidratante do corpo serve para o rosto?

Pra facilitar a rotina de cuidados da pele, muita gente acaba usando o mesmo hidratante no corpo e no rosto. Será que pode?

Por Riô Biocosméticos

Atenção, práticos de plantão! Usar hidratante corporal no rosto não é recomendável. Afinal, estamos falando de peles totalmente distintas.

A diferença entre a pele do corpo e a do rosto começa na produção de gordura. Pode reparar: mesmo que a pele do seu rosto seja mista ou oleosa, a do seu corpo não é. Geralmente, ela vai de normal (dorso, abdome) à seca (braços, pernas, calcanhares, cotovelos e joelhos). Isso porque as glândulas sebáceas estão concentradas no rosto, principalmente na Zona T (testa, nariz e queixo).

Então, a formulação dos hidratantes corporais já leva em conta que eles serão aplicados em regiões em que a pele tem menos gordura. Por isso, a fórmula possui ingredientes que, se aplicados no rosto, podem obstruir poros, fazendo surgir cravos e espinhas.

Além de ter menos glândulas sebáceas, a pele do corpo é mais propensa a se desidratar. Por exemplo, ela fica muito mais tempo em contato com a água quando tomamos banho – inclusive com a água quente, que a pele do corpo suporta mais do que a pele do rosto. Isso significa que a agressão à barreira cutânea é maior.

Outro ponto superimportante é que hidratantes para o corpo, no geral, possuem uma carga maior de fragrância do que os hidratantes para o rosto. Mais um motivo pra não misturar as coisas! A fragrância pode gerar desconforto – dor de cabeça, por exemplo – e até mesmo causar irritação ou alergia.

Também não é recomendável. As fórmulas dos hidratantes faciais possuem ingredientes mais leves e eles podem não ser suficientes para atender às necessidades de hidratação do corpo.

E se o hidratante for multifuncional?

Quando o assunto é skin care, não dá pra generalizar muito. Principalmente quando se trata de peles tão diferentes quanto a do corpo e a do rosto.

Hidratantes multifuncionais podem até não causar problemas, como obstruir os poros do rosto. Mas também podem deixar de entregar bons resultados por não conseguirem atender necessidades específicas de regiões tão diferentes da pele.

Mas dá pra você ter uma rotina de skin care enxuta e superprática, mesmo usando produtos diferentes pro rosto e pro corpo! Toque aqui e descubra como.

______________

Vale lembrar que as informações deste texto não representam nenhum tipo de recomendação médica, nem substituem a importância de você consultar um dermatologista.

Lab Riô - Tudo sobre Biocosméticos e o melhor para nossa pele.

RSS

Como saber se um cosmético é seguro?

Conheça o rigoroso protocolo SkinSAFE Trusted Choice™ que certificou as fórmulas da Riô SkinLab nos mais altos padrões de eficácia e segurança    Você já...

05 motivos para usar o novo Concentrado Antioxidante

Resultado de cinco anos de pesquisa e desenvolvimento, o lançamento da Riô SkinLab traz o melhor da inovação dermocosmética com alta performance e sensorial agradável ...