O sono da beleza e da saúde: sim, ele existe!

Dormir bem faz você viver mais e melhor. Descubra como uma boa noite de sono é capaz de restaurar seu organismo por inteiro.


Por Riô Biocosméticos

Dizem que quanto mais breve é o sono, mais breve é a vida e a neurociência tem comprovado isso. Embora o sono ainda seja um dos últimos grandes mistérios da biologia, já se sabe que dormir menos de 6 horas por noite afeta negativamente o sistema imunológico e duplica a possibilidade de desencadear doenças.

Enquanto você dorme, seu corpo trabalha

O sono é um grande restaurador do nosso organismo inteiro. Corpo e mente se equilibram e regeneram em vários estágios de desligamento dos sentidos.

A arquitetura do sono compreende ciclos alternados de sono leve e profundo, com duração aproximada de 90 a 110 minutos, divididos em dois momentos diferentes e com funções distintas:

O sono REM (rapid eye movement) é o da atividade cerebral mais intensa, a fase dos sonhos, da recuperação total, quando os hormônios são liberados e tudo se refaz – até a pele e a memória se regeneram!

O sono NREM (non-rapid eye movement) se divide em 3 estágios. No primeiro momento, há uma sonolência e um dormir bem leve, passando para um relaxamento muscular e desconexão do mundo até chegar na terceira etapa, em que o cérebro realmente descansa e o sono é profundo.

Normalmente, passamos metade da noite no segundo estágio do sono NREM. 30% do sono oscila entre as várias etapas e só 20% no REM.

Sono da beleza

Para um sono saudável, que vai deixar sua pele renovada e luminosa, vale respeitar rotinas simples e comprovadamente eficientes:

Rotinas para um bom sono

  • Programe um horário fixo para ir deitar. Ainda que o corpo aguente passar mais horas acordado, a mente precisa se aquietar para descansar. Isso vale para todos os dias da semana, o ano inteiro.
  • Quarto escuro e silencioso, sem TV, celular ou computador evitam distração e luz artificial, que roubam o padrão ideal para o bom sono.
  • Adote um ritual de cuidados antes de deitar. Pode ser um banho relaxante, uma automassagem com cosméticos hidratantes, uma música suave e até uma meditação rápida. Tudo o que possa contribuir para acalmar a mente é bem vindo.


O que não fazer

  • Esqueça tudo o que tem cafeína a partir das 12 horas. Estimulantes como café, refrigerantes cafeinados, chá preto e chocolate podem levar até 8 horas para serem metabolizados e atrapalham o bom sono.
  • Bebidas alcoólicas antes de deitar podem ser relaxantes, mas privam você do sono REM e dos seus benefícios.
  • Refeições pesadas são indigestas e também comprometem o desenrolar do sono saudável. Opte por alimentos bem fáceis de digerir e diminua o tamanho da porção.

Você pode começar a adotar essas pequenas atitudes hoje mesmo. Em pouco tempo, já vai dar pra perceber a diferença que uma boa noite de sono faz na sua vida. E por falar em sono, você sabe o que sua roupa de cama tem a ver com a sua pele? Toque aqui e descubra!

______________

Vale lembrar que as informações deste texto não representam nenhum tipo de recomendação médica nem substituem a importância de você consultar um dermatologista.

Lab Riô - Tudo sobre Biocosméticos e o melhor para nossa pele.

RSS
ANTIOXIDANTE

Como saber se um cosmético é seguro?

Conheça o rigoroso protocolo SkinSAFE Trusted Choice™ que certificou as fórmulas da Riô SkinLab nos mais altos padrões de eficácia e segurança    Você já...

ANTIOXIDANTE

05 motivos para usar o novo Concentrado Antioxidante

Resultado de cinco anos de pesquisa e desenvolvimento, o lançamento da Riô SkinLab traz o melhor da inovação dermocosmética com alta performance e sensorial agradável ...