Conheça os tipos de colágeno mais presentes na pele e saiba como aumentar a produção natural dessa proteína que dá firmeza, elasticidade e resistência
O colágeno é uma proteína que o nosso organismo produz naturalmente e é a mais presente no nosso corpo - ele representa 30% do total de proteínas e é encontrado não só na pele como também em articulações, músculos, ossos, tendões, dentes, veias...
Graças ao colágeno, a nossa pele tem firmeza, elasticidade e resistência contra danos mecânicos decorrentes de quedas, escorregões e batidas. Por isso, ele é fundamental para que o maior órgão do nosso corpo sirva como barreira de proteção.
O colágeno também é um dos responsáveis pela aparência jovem e de vitalidade da pele. Isso porque ele preenche todos os nossos tecidos, evitando flacidez, rugas e linhas de expressão.
Quais são os tipos de colágeno?
Existem cerca de 29 tipos de colágeno no nosso corpo. A diferença entre eles está na composição molecular, definida pela função que cada tipo de colágeno desempenha no organismo.
Três tipos são os mais presentes na pele e é sobre eles que vamos falar.
Colágeno Tipo I
É o mais abundante no corpo, representando quase 90% de todo o colágeno que temos. É ele o mais importante para a pele pois mantem ela firme e elástica. Se caracteriza por ter fibras grossas, que mantêm a pele resistente a choques e golpes.
Colágeno Tipo III
Com fibras bem elásticas, esse tipo se caracteriza pela flexibilidade. Ele é conhecido como “colágeno da juventude”, pois é o primeiro a ter produção reduzida – aos 30 anos, a perda pode chegar a 50%.
Tipo IV
O colágeno tipo IV se caracteriza por ser formado por moléculas que formam uma rede. Ele também dá firmeza e reforça a estrutura e a sustentação da pele.
Quando o corpo para de produzir colágeno?
É a partir dos 25 anos que o nosso corpo começa a perder a capacidade de produzir colágeno naturalmente. Porém, aos 40 anos, a redução se intensifica e a produção natural diminui 1% ao ano.
Por isso, a fase adulta é a ideal pra estimular a produção natural dessa proteína.
Como ajudar o corpo a produzir colágeno?
Além de procedimentos realizados por dermatologistas, o uso de cosméticos é um grande aliado de quem deseja aumentar a produção natural de colágeno.
Para isso, é necessário que a fórmula do produto tenha ingredientes ativos de micromoléculas capazes de penetrar nas camadas mais profundas da pele pra chegar até as células que são as verdadeiras fábricas de colágeno: os fibroblastos.
Alguns ingredientes que estimulam a produção de colágeno:
. Bioativo marinho
Reforça a estrutura cutânea, aumentando a produção de colágeno I, III e IV, responsáveis pela firmeza da pele.
. Bioativo de microalgas verdes
Aumenta, principalmente, a produção do colágeno tipo III, conhecido como “colágeno da juventude”, que leva esse nome por ser o primeiro a ter produção natural reduzida (aos 30 anos a perda pode chegar a 50%).
___________
Riô Indica
Nosso Sérum Corporal estimula em 34% a produção de colágeno, principalmente o de tipo III - conhecido como “colágeno da juventude”. Eleito o Melhor Produto de Tratamento Corporal no 27º Prêmio Atualidade Cosmética, ele é o tratamento diário ideal pra quem deseja prevenir o envelhecimento precoce da pele, em especial das regiões que ficam mais expostas ao sol e à luz azul natural e artificial, como colo e braços.
Esse mist hidratante, além de suavizar as rugas e proteger contra a luz azul, aumenta a produção de colágeno em até 34%, melhorando a firmeza e elasticidade da pele. A fórmula tem Bioativo Marinho, que gera novas células, estimula a produção de colágeno I, III e IV, responsáveis pela firmeza da pele. O Bioativo de Microalgas Verdes também aumenta a produção da proteína, principalmente do colágeno tipo III, conhecido como “colágeno da juventude”.
____________
Vale lembrar que as informações deste texto não representam nenhum tipo de recomendação médica, nem substituem a importância de você consultar um dermatologista.