A pele é o órgão que mais sofre as agressões externas e exibe a passagem do tempo como nenhum outro. Mas quando é hora de começar a prevenir - e a cuidar - das marcas do envelhecimento?
A gente sabe que, a cada dia que passa, nosso corpo envelhece. Gradualmente, as células vão perdendo a eficiência das funções. O processo, que é natural, acontece no organismo todo. Nos órgãos internos, demora mais pra gente perceber, afinal, se passa longe da vista dos nossos olhos.
Mas a passagem dos anos fica evidente do lado de fora: na pele, o maior e mais exposto órgão do nosso corpo. Nele, podemos enxergar as marcas do tempo, das mudanças hormonais de cada idade, dos impactos das situações de stress e, também, da exposição a agentes externos como sol, poluição e luz azul.
O envelhecimento da pele é inevitável. Mas dá pra amenizar rugas e linhas de expressão, se este for o seu desejo.
Como a pele envelhece?
O processo de envelhecimento cutâneo se dá de duas formas:
-
Processo interno
Chamado também de envelhecimento endógeno (ou cronológico), é o processo natural da ação do tempo, que acontece com o desgaste do nosso organismo, causado pelo passar dos anos.
Sabe-se, hoje, que as causas do envelhecimento da pele estão ligadas aos radicais livres, que são moléculas extremamente instáveis formadas diariamente no nosso organismo. Elas atacam as estruturas celulares e reduzem a capacidade do corpo de produzir células saudáveis.
Essa ação altera a condição de normalidade da pele e favorece o aparecimento de rugas, linhas de expressão e flacidez.
-
Processo externo
O processo externo (ou exógeno) se desencadeia pela ação de agentes como exposição excessiva ao sol, poluição, luz azul e, às vezes, até pelo clima onde a gente vive. O clima seco, por exemplo, favorece o ressecamento da pele e pode acelerar o envelhecimento precoce.
Mas os grandes vilões, sem dúvida, são os raios UVA, que penetram profundamente na pele e são os principais responsáveis pelo fotoenvelhecimento.
Quando é hora de começar a prevenir rugas?
Apesar de parecer muito cedo, o momento ideal para prevenir o envelhecimento da pele é já a partir dos 20 anos. É nessa idade que a taxa de produção celular do corpo começa a cair e o organismo vai perdendo a capacidade de se defender de agentes que formam os radicais livres. A partir dos 25 anos, há uma desaceleração significativa na produção de colágeno.
No caso das mulheres, o climatério (fase de transição entre o período reprodutivo e o não reprodutivo), que acontece por volta dos 45 anos, é quando a produção do colágeno cai 1% ao ano. Além disso, nesse estágio, o ritmo de produção celular também diminui e os efeitos cumulativos do sol se manifestam na pele, produzindo manchas, rugas e linhas de expressão. As mudanças hormonais dessa idade também geram uma série de reações bioquímicas no organismo, que mudam a aparência da pele.
_____________
Riô Indica
Com ação antioxidante, o SOS Facial Essencial promove hidratação instantânea e reduz a quantidade de radicais livres decorrentes de luz azul natural e artificial em até 32%.
Ele aumenta a produção de colágeno em até 34%, melhorando a firmeza e elasticidade da pele e também ajuda a suavizar rugas e linhas de expressão.
SOS Multifuncional Noturno
Com bioativo do bulbo de Narciso em sua fórmula, ele reduz a velocidade do envelhecimento da pele e preserva a firmeza. Possui fórmula pioneira que desacelera o relógio biológico das células pra melhorar a regeneração noturna e tem ação relaxante que acalma e ajuda a dormir. O verdadeiro sono da beleza.
Uma fórmula poderosa que aumenta em 34% a produção de colágeno. Tem ação antioxidante, diminuindo em 32% a formação de radicais livres causada pela luz azul natural e artificial. Eleito o Melhor Produto de Tratamento Corporal no 27º Prêmio Atualidade Cosmética, o Sérum Corporal previne e repara os sinais do envelhecimento precoce.
_____________
Vale lembrar que as informações deste texto não representam nenhum tipo de recomendação médica, nem substituem a importância de você consultar um dermatologista.