A hora certa de cuidar das rugas e das linhas de expressão

A pele é órgão que mais sofre as agressões externas e exibe a passagem do tempo como nenhum outro. Mas quando é hora de começar a prevenir - e a cuidar das marcas do envelhecimento? 

  

A gente sabe que, a cada dia que passa, nosso corpo envelheceGradualmente, as células vão perdendo a eficiência das funções. O processo, que é natural, acontece no organismo todo. Nos órgãos internosdemora mais pra gente perceber, afinal, se passa longe da vista dos nossos olhos.  

 

Mas a passagem dos anos fica evidente do lado de fora: na pele, o maior e mais exposto órgão do nosso corpo. Nele, podemos enxergar as marcas do tempo, das mudanças hormonais de cada idade, dos impactos das situações de stress e, também, da exposição a agentes externos como sol, poluição e luz azul 

 

O envelhecimento da pele é inevitável. Mas dá pra amenizar rugas e linhas de expressão, se este for o seu desejo. 

 

 

 

 

Como a pele envelhece? 

 

 

O processo de envelhecimento cutâneo se dá de duas formas: 

 

 

  1. Processo interno 

 

Chamado também de envelhecimento endógeno (ou cronológico), é o processo natural da ação do tempo, que acontece com o desgaste do nosso organismo, causado pelo passar dos anos.  

 

Sabe-se, hoje, que as causas do envelhecimento da pele estão ligadas aos radicais livres, que são moléculas extremamente instáveis formadas diariamente no nosso organismo. Elas atacam as estruturas celulares e reduzem a capacidade do corpo de produzir células saudáveis.  

 

Essa ação altera a condição de normalidade da pele e favorece o aparecimento de rugas, linhas de expressão e flacidez. 

 

 

  1. Processo externo  

 

O processo externo (ou exógeno) se desencadeia pela ação de agentes como exposição excessiva ao sol, poluição, luz azul e, às vezes, até pelo clima onde a gente vive. O clima seco, por exemplo, favorece o ressecamento da pele e pode acelerar o envelhecimento precoce.  

 

Mas os grandes vilões, sem dúvida, são os raios UVAque penetram profundamente na pele e são os principais responsáveis pelo fotoenvelhecimento. 

 

 

Quando é hora de começar a prevenir rugas? 

 

Apesar de parecer muito cedo, o momento ideal para prevenir o envelhecimento da pele é  partir dos 20 anos. É nessa idade que a taxa de produção celular do corpo começa a cair e o organismo vai perdendo a capacidade de se defender de agentes que formam os radicais livres. A partir dos 25 anos, há uma desaceleração significativa na produção de colágeno. 

 

 

 

 

No caso das mulhereso climatério (fase de transição entre o período reprodutivo e o não reprodutivo), que acontece por volta dos 45 anosé quando a produção do colágeno cai 1% ao ano.  Além disso, nesse estágio, o ritmo de produção celular também diminui e os efeitos cumulativos do sol se manifestam na pele, produzindo manchasrugas e linhas de expressão. As mudanças hormonais dessa idade também geram uma série de reações bioquímicas no organismo, que mudam a aparência da pele. 

 

   

 

_____________  

 

Riô Indica 

 

 

 

Com ação antioxidante, o SOS Facial Essencial promove hidratação instantânea e reduz a quantidade de radicais livres decorrentes de luz azul natural e artificial em até 32%. 

Ele aumenta a produção de colágeno em até 34%, melhorando a firmeza e elasticidade da pele e também ajuda a suavizar rugas e linhas de expressão 

 

 

 

 

SOS Multifuncional Noturno 

 

Com bioativo do bulbo de Narciso em sua fórmula ele reduz a velocidade do envelhecimento da pele e preserva a firmeza.  Possui fórmula pioneira que desacelera o relógio biológico das células pra melhorar a regeneração noturna e tem ação relaxante que acalma e ajuda a dormir. O verdadeiro sono da beleza. 

 

  

 

 

 

 

 
Uma fórmula poderosa que aumenta em 34% a produção de colágeno. Tem ação antioxidante, diminuindo em 32% a formação de radicais livres causada pela luz azul natural e artificial. Eleito o Melhor Produto de Tratamento Corporal no 27º Prêmio Atualidade Cosmética, o Sérum Corporal previne e repara os sinais do envelhecimento precoce. 

 

 

 

_____________  

 
 
Vale lembrar que as informações deste texto não representam nenhum tipo de recomendação médica, nem substituem a importância de você consultar um dermatologista.  

Lab Riô - Tudo sobre Biocosméticos e o melhor para nossa pele.

RSS
ANTIOXIDANTE

Como saber se um cosmético é seguro?

Conheça o rigoroso protocolo SkinSAFE Trusted Choice™ que certificou as fórmulas da Riô SkinLab nos mais altos padrões de eficácia e segurança    Você já...

ANTIOXIDANTE

05 motivos para usar o novo Concentrado Antioxidante

Resultado de cinco anos de pesquisa e desenvolvimento, o lançamento da Riô SkinLab traz o melhor da inovação dermocosmética com alta performance e sensorial agradável ...