Listamos 05 atitudes que parecem inofensivas, mas que detonam muito a nossa pele. Eliminá-las da rotina é fácil e você pode começar já!
Nunca se falou tanto sobre cuidados com a pele como agora, né? Até pouco tempo atrás, a gente só lembrava da importância de ter uma pele saudável quando surgia algum problema – acne, irritação, ressecamento, manchas…
Mas, hoje, já sabemos que a saúde dessa verdadeira capa protetora e cheia de singularidades requer atenção diária e constante. E algumas atitudes já podem ser riscadas da nossa rotina agora mesmo. São erros que parecem inofensivos, mas que agridem a nossa pele.
Confira quais são eles.
Erro 01: Pular a primeira etapa
Se tem uma etapa da rotina de cuidados com a pele que você nunca deve pular é justamente a primeira: a limpeza.
Limpar a pele retira não só as impurezas que vêm de fatores externos (da poluição, por exemplo), mas, também, as que o nosso próprio organismo produz, como suor e gordura. Além disso, também elimina resíduos de outros produtos, como protetor solar e maquiagem, e prepara a pele para as próximas etapas.
A limpeza deve ser feita com sabonete específico para o seu tipo de pele, duas vezes ao dia: ao acordar (Sim! Afinal, nosso corpo produz suor e gordura enquanto a gente dorme!) e antes de dormir.
Erro 02: Pular a segunda etapa
Limpar é fundamental, mas hidratar também! E não se trata de mero cuidado estético, pra deixar a pele com viço e aspecto luminoso. É uma questão de saúde.
Uma pele hidratada consegue desempenhar uma das funções mais importantes que ela tem: proteger o nosso organismo, evitando a entrada de micro-organismos que podem desencadear uma série de doenças – desde irritações leves a infecções mais sérias.
Ah! E vale lembrar que esta etapa também é importante para a pele oleosa. Quanto mais equilibrado o funcionamento da pele – e a hidratação ajuda muito nisso –, mais a gente ajuda a controlar a produção de gordura.
Erro 03: Secar a pele esfregando a toalha
A pele é um órgão super-resistente, mas nem por isso dispensa ser tratada com gentileza!
A fricção da toalha causa microescoriações na superfície que a gente não vê, pois elas são imperceptíveis a olho nu. Essas microfissuras podem danificar proteção natural que fica na camada mais externa da pele. E pele desprotegida, você já sabe: as portas ficam abertas para micro-organismos patogênicos.
E como faz pra secar sem esfregar? Simples: basta pressionar a toalha levemente e voilá!
Erro 04: Ignorar as recomendações de uso dos produtos
O modo de uso dos produtos é tão importante quanto os ingredientes que estão na fórmula. Afinal, de que adianta investir em cosméticos de alta performance e usar tudo errado?
É importante seguir as instruções e fazer a aplicação da forma correta, na região (corpo, olhos, face) e no momento (dia ou noite) certos. Isso não só garante o bom desempenho do produto, como também evita reações adversas, entre elas irritações cutâneas.
Erro 05: Dormir sem remover a maquiagem
Por mais exausta que você esteja, tirar a maquiagem antes de dormir é uma tarefa inegociável.
Durante a noite e ao longo de toda a madrugada, a pele passa por processos importantíssimos de reparação celular. Além disso, a circulação cutânea aumenta, o que estimula a absorção de tudo que estiver na pele: tanto as coisas boas, como nutriente e vitaminas, quanto as ruins, como sujeira.
A pele precisa estar livre de resíduos de maquiagem porque, além de atrapalhar o metabolismo das células, eles também obstruem poros e até ajudam a acelerar o envelhecimento precoce.
Agora que você sabe os 05 erros de skin care que deve evitar, é só começar!
___________
Tem ideia dos riscos por trás dos cosméticos que você usa? Então, clique aqui!
___________
Vale lembrar que as informações deste texto não representam nenhum tipo de recomendação médica, nem substituem a importância de você consultar um dermatologista. 😉