Precisamos falar sobre skin care

Transformamos as dúvidas mais frequentes sobre as rotinas de skin care num textão cheio de informações preciosas. Vale a pena ler!

Entendendo um pouco mais a pele


Nem todo mundo sabe, mas a pele também é um órgão. O maior do nosso corpo, por sinal, tanto em extensão quanto em volume. Pra se ter uma ideia, ela corresponde a aproximadamente 16% do peso de uma pessoa adulta. A pele cresce, se expande e envelhece junto com a gente. A camada mais externa, que é a que vemos, é chamada de epiderme. Embaixo dela, estão a derme, inúmeras glândulas, terminações sensoriais e outras microorganelas que desempenham as mais variadas funções – desde produzir suor e gordura até a melanina que nos protege contra a radiação solar.

Fazer skin care é cuidar da pele do rosto, certo?  

Errado! Quando a gente fala de skin care ou, em bom português, cuidado com a pele, nos referimos à pele do corpo inteiro. Isso significa que uma rotina de skin care também inclui cuidados com as mãos, com os pés, com as pernas, com os braços, etc. No entanto, a expressão é normalmente (e erroneamente) usada como sinônimo de cuidado facial apenas.

Já que tudo é skin care, por que não usar os mesmos produtos no rosto e no corpo?  

Nosso corpo é como uma colcha de retalhos, cada parte dele tem tipos de pele, pH e necessidades diferentes. Por isso, é preciso escolher produtos que respeitem a microbiota, a espessura, a pigmentação e o grau de oleosidade e hidratação natural de cada uma delas. Não dá pra passar o mesmo creme hidratante nas mãos e no rosto, por exemplo.  

Como o próprio nome diz, os produtos de body care são formulados para o corpo: pernas, pés, braços e mãos. Já os cosméticos de face care têm fórmulas diferentes para cada área do rosto, principalmente para a pele ao redor dos olhos e dos lábios.  

body care + face care = skin care  

Uma rotina de skin care precisa mesmo de tantos passos?

skin care precisa mesmo de tantos produtos


Não, é possível cuidar da pele todos os dias com uma rotina básica de apenas dois passos. O primeiro e mais importante deles é a limpeza, independente do tipo ou condição de pele. Sua função é remover as sujeiras endógenas, aquelas produzidas pela própria pele como o suor e a gordura, e as exógenas, como as impurezas que vêm da poluição e os resíduos que ficam de outros produtos. A limpeza elimina tudo que não serve pra pele e deixa ela pronta para o próximo passo: a hidratação.

Manter a hidratação, ou seja, reter a água nas camadas da epiderme, é essencial para que a pele continue coesa, flexível e seja capaz de atuar como uma barreira protetora.  

Esses dois passos, limpeza e hidratação, são suficientes para uma rotina básica de skin care. Mais simples, impossível!

E a tonificação entra onde?

O hábito de tonificar a pele faz parte de uma rotina antiga, de uma época em que os produtos eram formulados de um jeito completamente diferente. Como a limpeza era feita com sabões que trabalhavam num pH alcalino, era preciso usar uma loção tônica para resgatar o manto ácido, que é o natural da pele.  

Mas as fórmulas evoluíram e, hoje, os produtos para limpeza já trabalham numa faixa de pH ótimo para a pele, que varia entre 5,5 (o pH fisiológico) e 7 (o pH neutro). Isso dispensa completamente a etapa da tonificação e faz com que a nova rotina de cuidados seja muito mais simples.

Do body care ao face care

Há quase dois anos, lançamos nossos primeiros produtos de body care. As fórmulas inovadoras, desenvolvidas em parceria com os maiores laboratórios do mundo e pensadas especialmente para o nosso clima, logo ganharam um lugar especial no coração e no dia a dia dos nossos consumidores Ah! E o reconhecimento de grandes especialistas da indústria cosmética. Nosso Sérum Corporal, por exemplo, ganhou o prêmio Atualidade Cosmética de Melhor Produto de Tratamento Corporal em 2019.

Tudo isso virou inspiração para encararmos um novo desafio: criar uma linha de produtos faciais com fórmulas tão incríveis e eficazes como as que desenvolvemos até agora. Aguarde! Em breve, vamos ter novidades por aqui.

Você tem outras dúvidas sobre skin care ou quer saber mais sobre a pele de uma forma geral? Pode falar! Esse é um espaço pra gente conversar. Entre e fique à vontade!

Lab Riô - Tudo sobre Biocosméticos e o melhor para nossa pele.

RSS
ANTIOXIDANTE

Como saber se um cosmético é seguro?

Conheça o rigoroso protocolo SkinSAFE Trusted Choice™ que certificou as fórmulas da Riô SkinLab nos mais altos padrões de eficácia e segurança    Você já...

ANTIOXIDANTE

05 motivos para usar o novo Concentrado Antioxidante

Resultado de cinco anos de pesquisa e desenvolvimento, o lançamento da Riô SkinLab traz o melhor da inovação dermocosmética com alta performance e sensorial agradável ...