O que você precisa saber sobre Regeneração Celular

O processo é natural, contínuo e diário. Entenda como ele acontece e como você pode, sem esforço, intervir e melhorar a renovação – e a saúde! -  da sua pele  

 
 
 
Quem nunca se encantou com a capacidade do corpo de se reintegrar e se renovar? Como acontece essa mágica de cairmos, abrirmos um corte na pele e, dias depois, estar tudo recomposto, como se nunca houvesse tido um arranhão?  Como se dá o processo de regeneração das células da pele, que renova nossa camada de contato com o mundo exterior e deixa ela sempre firme e resistente? A gente explica.  
 
 
 
Onde acontece a regeneração celular 
 
 
A pele - o maior órgão do corpo humano e que protege nosso organismo do mundo exterior - é formada por 3 camadas:  epiderme, derme e hipoderme. É na camada basal, a mais profunda da epiderme, que as células novas se originam e, de lá, sobem para a camada córnea, a mais externa do corpo. Ali, as células mortas vão sendo substituídas, ao serem eliminadas com a descamação da pele. E uma camada nova dá lugar à velha, naturalmente.  
 
Esse processo de regeneração das células se dá de duas formas: a regeneração por substituição, comumente chamada de cicatrização, que acontece quando nos machucamos e criamos um ferimento na pele; e a regeneração fisiológica, que acontece diariamente para renovar as áreas da pele que foram desgastadas pela ação do tempo. É aí que nós podemos intervir  - e garantir uma pele mais viçosa e saudável.  
 
 
Como acontece a regeneração celular 
 
 
Nossas células se regeneram por meio de um mecanismo chamado mitose, processo em que uma célula-mãe se divide e dá origem a duas células-filhas com o mesmo material genético. Esse processo, em geral, dura 28 dias. Mas conforme a gente vai ficando mais velho, mais lento vai ficando o ritmo desse processo e o ciclo de renovação se estende para mais dias.  Aí, a pele sem ser renovada com a frequência que deveria, fica menos viçosa, e, mais importante, diminui seu desempenho de órgão protetor, abrindo espaço para a entrada de invasores. 
 
 
 
 
+ O que acontece na sua pele ao longo de 24 horas
 
 

 
Quando acontece a regeneração celular 
 
 
A regeneração celular acontece o dia inteiro, diariamente. Mas o auge da mitose celular se dá de noite, mais especificamente entre 2h e 3h da madrugada. Por isso a importância de ter uma boa noite de sono é tão enfatizada por dermatologistas. O sono da beleza existe sim – e é ele que vai garantir um processo eficaz de renovação das células.  
 

 
+ O sono da beleza e da saúde: sim, ele existe!  


A indicação é que o ritual noturno de cuidados da pele comece antes mesmo de ir para a cama:  começando pela limpeza, que irá remover as impurezas acumuladas ao longo do dia. Em seguida, recomenda-se o uso dos produtos de tratamento, sobretudo os antissinais, pois a noite é o momento perfeito pra usar produtos que penetram mais fundo na pele e “pegam carona” na mitose celular, agindo com mais eficácia. 
 
 

 
 
 
Como ajudar o seu corpo  
 
 
Há muitas formas de ajudar seu corpo a manter um bom ritmo de regeneração da pele. Algumas delas são: 
 
 
1. Dormir bem
 
O processo de renovação da pele acontece de noite. Por isso, deixar seu corpo descansar e se dedicar integralmente a essa tarefa de regeneração celular é essencial. Dedique ao menos 6 horas de sono ao seu organismo – isso fará com que a regeneração possa acontecer plenamente.  
 
 
 
2. Comer bem 
 
Uma alimentação saudável e rica em nutrientes ajuda todo o funcionamento do corpo, como sabemos. Mas alimentos ricos em aminoácidos (vegetal ou animal) são especialmente os mais indicados para contribuir com a regeneração das células, já que estimulam a fabricação de colágeno. Certas vitaminas (como A, E e C) e minerais (como o zinco) também exercem um papel importante no processo de cicatrização.  
 
Alguns dos alimentos que nos ajudam a regenerar as células são: carnes magras (frango e cortes magros de carne vermelha, como patinho, maminha, filé mignon); peixes gordurosos (como salmão, atum e sardinha); leguminosas (como feijão e lentilha); nozes e castanhas; sementes (linhaça e chia); frutas cítricas; folhas verdes (couve, brócolis, agrião); fígado, ovos, berinjela, entre outros.  
 
 
 
3. Usar produtos que beneficiem a regeneração celular 
 
Usar cosméticos que tenham ativos que desacelerem o envelhecimento da célula pode ser uma boa ajuda. O Bioativo do Bulbo de Narciso, por exemplo, é um deles. Ele retarda   o  relógio  biológico  das  células  pra  melhorar  a  regeneração  noturna. Outros ingredientes que atuam na boa regeneração celular são o ácido hialurônico e as microalgas.  
 
 
 
_____________   
  
Riô  Indica  
  
  
SOS  Multifuncional  Noturno  
  
Com  bioativo  do  bulbo  de Narciso  em  sua  fórmula,  ele  reduz  a  velocidade  do  envelhecimento  da  pele  e  preserva  a  firmeza.   Possui fórmula  pioneira  que  desacelera  o  relógio  biológico  das  células  pra  melhorar  a  regeneração  noturna  e  tem  ação  relaxante  que  acalma  a mente, pré-dispõe o corpo a dormir e prepara para um sono restaurador. O  verdadeiro  sono  da  beleza.  
  
Ele também reforça o manto  hidrolipídico  para enfrentar o  ressecamento causado por agressões externas.  
 
   
Compre  o  SOS  Multifuncional  Noturno  aqui
  
   
 
SOS  Facial  Essencial 
  
Com  ação  antioxidante, o SOS Facial  Essencial  promove  hidratação  instantânea  e  reduz  a  quantidade  de  radicais  livres  decorrentes  de luz  azul  natural e artificial  em  até  32%.  


Ele aumenta  a  produção  de  colágeno  em  até  34%,  melhorando  a  firmeza  e  elasticidade  da  pele e  também  ajuda  a  suavizar  rugas  e  linhas  de  expressão.   
 
Compre  o SOS Facial  Essencial  aqui
  
 
_____________   
  Vale lembrar que as informações deste texto não representam nenhum tipo de recomendação médica, nem substituem a importância de você consultar um dermatologista.

Lab Riô - Tudo sobre Biocosméticos e o melhor para nossa pele.

RSS

Como saber se um cosmético é seguro?

Conheça o rigoroso protocolo SkinSAFE Trusted Choice™ que certificou as fórmulas da Riô SkinLab nos mais altos padrões de eficácia e segurança    Você já...

05 motivos para usar o novo Concentrado Antioxidante

Resultado de cinco anos de pesquisa e desenvolvimento, o lançamento da Riô SkinLab traz o melhor da inovação dermocosmética com alta performance e sensorial agradável ...