O processo é natural, contínuo e diário. Entenda como ele acontece e como você pode, sem esforço, intervir e melhorar a renovação – e a saúde! - da sua pele
Quem nunca se encantou com a capacidade do corpo de se reintegrar e se renovar? Como acontece essa mágica de cairmos, abrirmos um corte na pele e, dias depois, estar tudo recomposto, como se nunca houvesse tido um arranhão? Como se dá o processo de regeneração das células da pele, que renova nossa camada de contato com o mundo exterior e deixa ela sempre firme e resistente? A gente explica.
Onde acontece a regeneração celular
A pele - o maior órgão do corpo humano e que protege nosso organismo do mundo exterior - é formada por 3 camadas: epiderme, derme e hipoderme. É na camada basal, a mais profunda da epiderme, que as células novas se originam e, de lá, sobem para a camada córnea, a mais externa do corpo. Ali, as células mortas vão sendo substituídas, ao serem eliminadas com a descamação da pele. E uma camada nova dá lugar à velha, naturalmente.
Esse processo de regeneração das células se dá de duas formas: a regeneração por substituição, comumente chamada de cicatrização, que acontece quando nos machucamos e criamos um ferimento na pele; e a regeneração fisiológica, que acontece diariamente para renovar as áreas da pele que foram desgastadas pela ação do tempo. É aí que nós podemos intervir - e garantir uma pele mais viçosa e saudável.
Como acontece a regeneração celular
Nossas células se regeneram por meio de um mecanismo chamado mitose, processo em que uma célula-mãe se divide e dá origem a duas células-filhas com o mesmo material genético. Esse processo, em geral, dura 28 dias. Mas conforme a gente vai ficando mais velho, mais lento vai ficando o ritmo desse processo e o ciclo de renovação se estende para mais dias. Aí, a pele sem ser renovada com a frequência que deveria, fica menos viçosa, e, mais importante, diminui seu desempenho de órgão protetor, abrindo espaço para a entrada de invasores.
+ O que acontece na sua pele ao longo de 24 horas
Quando acontece a regeneração celular
A regeneração celular acontece o dia inteiro, diariamente. Mas o auge da mitose celular se dá de noite, mais especificamente entre 2h e 3h da madrugada. Por isso a importância de ter uma boa noite de sono é tão enfatizada por dermatologistas. O sono da beleza existe sim – e é ele que vai garantir um processo eficaz de renovação das células.
+ O sono da beleza e da saúde: sim, ele existe!
A indicação é que o ritual noturno de cuidados da pele comece antes mesmo de ir para a cama: começando pela limpeza, que irá remover as impurezas acumuladas ao longo do dia. Em seguida, recomenda-se o uso dos produtos de tratamento, sobretudo os antissinais, pois a noite é o momento perfeito pra usar produtos que penetram mais fundo na pele e “pegam carona” na mitose celular, agindo com mais eficácia.
Como ajudar o seu corpo
Há muitas formas de ajudar seu corpo a manter um bom ritmo de regeneração da pele. Algumas delas são:
1. Dormir bem
O processo de renovação da pele acontece de noite. Por isso, deixar seu corpo descansar e se dedicar integralmente a essa tarefa de regeneração celular é essencial. Dedique ao menos 6 horas de sono ao seu organismo – isso fará com que a regeneração possa acontecer plenamente.
2. Comer bem
Uma alimentação saudável e rica em nutrientes ajuda todo o funcionamento do corpo, como sabemos. Mas alimentos ricos em aminoácidos (vegetal ou animal) são especialmente os mais indicados para contribuir com a regeneração das células, já que estimulam a fabricação de colágeno. Certas vitaminas (como A, E e C) e minerais (como o zinco) também exercem um papel importante no processo de cicatrização.
Alguns dos alimentos que nos ajudam a regenerar as células são: carnes magras (frango e cortes magros de carne vermelha, como patinho, maminha, filé mignon); peixes gordurosos (como salmão, atum e sardinha); leguminosas (como feijão e lentilha); nozes e castanhas; sementes (linhaça e chia); frutas cítricas; folhas verdes (couve, brócolis, agrião); fígado, ovos, berinjela, entre outros.
3. Usar produtos que beneficiem a regeneração celular
Usar cosméticos que tenham ativos que desacelerem o envelhecimento da célula pode ser uma boa ajuda. O Bioativo do Bulbo de Narciso, por exemplo, é um deles. Ele retarda o relógio biológico das células pra melhorar a regeneração noturna. Outros ingredientes que atuam na boa regeneração celular são o ácido hialurônico e as microalgas.
_____________
Riô Indica
SOS Multifuncional Noturno
Com bioativo do bulbo de Narciso em sua fórmula, ele reduz a velocidade do envelhecimento da pele e preserva a firmeza. Possui fórmula pioneira que desacelera o relógio biológico das células pra melhorar a regeneração noturna e tem ação relaxante que acalma a mente, pré-dispõe o corpo a dormir e prepara para um sono restaurador. O verdadeiro sono da beleza.
Ele também reforça o manto hidrolipídico para enfrentar o ressecamento causado por agressões externas.
Compre o SOS Multifuncional Noturno aqui
SOS Facial Essencial
Com ação antioxidante, o SOS Facial Essencial promove hidratação instantânea e reduz a quantidade de radicais livres decorrentes de luz azul natural e artificial em até 32%.
Ele aumenta a produção de colágeno em até 34%, melhorando a firmeza e elasticidade da pele e também ajuda a suavizar rugas e linhas de expressão.
Compre o SOS Facial Essencial aqui
_____________
Vale lembrar que as informações deste texto não representam nenhum tipo de recomendação médica, nem substituem a importância de você consultar um dermatologista.