O que são e como combater os radicais livres

Eles são uma das principais causas do envelhecimento da sua pele. Entenda como agem os radicais livres e como minimizar os efeitos dessas substâncias no nosso corpo

 

Faz muito tempo que a gente ouve falar em radicais livres, não é? E já sabemos que eles não fazem bem a nossa saúde e que, por isso, devemos combatê-los.  Mas você sabe exatamente o que eles são e, principalmente, como eles afetam nosso organismo e nossa pele?

 

O que são radicais livres?

Os radicais livres são moléculas instáveis presentes em todos os seres vivos. No nosso corpo, elas são produzidas quando os nutrientes dos alimentos são convertidos em energia. Ao contrário das moléculas estáveis, que possuem um número par de elétrons e, por isso, estão completas, os radicais livres têm um elétron ímpar na órbita. Por isso, eles estão sempre buscando outra substância pra ceder ou receber mais um elétron e, assim, se estabilizarem.

A esse comportamento, dá-se o nome de alta reatividade. Isto é, a molécula tem uma alta tendência a buscar outra pra reagir e se "completar".

No entanto, ao ganhar ou perder um elétron, a característica original da molécula é alterada e pode passar a produzir substâncias tóxicas que, por sua vez, podem causar inúmeras doenças no corpo. Hoje, sabe-se que mais de 40 doenças se originam na produção desordenada de radicais livres - entre elas, o câncer.

A ciência também já sabe que, na pele, a produção de radicais livres leva a um envelhecimento das fibras de colágeno, aquelas que mantêm a estrutura firme e elástica. Por isso, uma pele com muitos radicais livres tende a ter mais linhas de expressão, rugas e flacidez. 

Como evitar a produção de radicais livres?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, “a radiação ultravioleta, o excesso de consumo de álcool, o abuso de tabaco e a poluição ambiental, entre outros, são fatores que 'aceleram' o trabalho do relógio biológico provocando o envelhecimento precoce da pele.”  Isso porque todos esses fatores estimulam a produção de radicais livres no corpo. A luz azul (aquela emitida pelo sol, lâmpadas e aparelhos eletrônicos) e o estresse também são conhecidos como desencadeadores para a produção dessas moléculas instáveis.

Então, a melhor forma de combater uma alta produção de radicais livres no seu corpo é adotando um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada e exercícios físicos. Proteger-se do sol, evitar bebidas alcoólicas e cigarro também são hábitos que só fazem bem para a prevenção de doenças e, claro, ajudam a atrasar o envelhecimento da pele.

Como combater os radicais livres?

Além de manter uma vida saudável e livre de elementos que estimulem a produção de radicais livres, há uma forma de ajudar o corpo a se livrar deles. Aí é que entram os antioxidantes. Eles são substâncias que ajudam o corpo a se proteger da ação dos radicais livres, pois doam um elétron para a molécula instável. E mais:  mesmo doando um elétron, os antioxidantes continuam estáveis e não sofrem o stress oxidativo tão nocivo ao corpo.

Alguns antioxidantes bem conhecidos são: vitamina C, vitamina E, glutationa, ácido lipoico, entre outros. Você pode ingerir alimentos que possuam substâncias antioxidantes – como vegetais e frutas, principalmente. Mas, para a pele, a forma mais eficiente é usar produtos com fórmulas que tenham substâncias antioxidantes.

 

Riô  Indica

Concentrado Antioxidante

Concentrado Antioxidante

Muito mais do que uma simples Vitamina C, o Concentrado Antioxidante reúne, na mesma fórmula, 05 poderosos ativos antioxidantes que previnem, combatem e reparam os danos dos radicais livres. Ele reduz em 87,6% a formação de radicais livres decorrentes da radiação UVA* e em 44,9% a formação de radicais livres decorrentes da radiação UVB*.

O Concentrado Antioxidante promove uma pele mais uniforme e radiante, ajuda a prevenir marcas escurecidas (hiperpigmentação) e suaviza rugas e linhas de expressão. Além disso, é 100% seguro para peles sensíveis e certificado pela SkinSAFE Trusted Choice™ com metodologia médica da Mayo Clinic, referência mundial em pesquisa científica e medicina.

Compre o Concentrado Antioxidante aqui

*Testes in vitro.

Mist 3 em 1

 

Mist Facial 3 em 1

Esse mist promove hidratação imediata e abrangente e tem ação antioxidante, reduzindo a quantidade de radicais livres decorrentes de luz azul em até 32%*. O Bioativo de Microalgas Verdes aumenta a resposta natural dos mecanismos de autodefesa da pele contra a luz azul natural e artificial, reduzindo os danos do stress oxidativo. Além disso, ele aumenta a produção de Colágeno em até 34%**, melhorando a firmeza e elasticidade da pele.

Compre o Mist Facial 3 em 1 aqui

*Teste ex vivo. Resultados obtidos antes e depois da irradiação de luz azul 380–470nm (100J/cm2) em cultura de células com tratamento tópico do Bioativo de Microalgas Verdes. **Teste in vitro. Resultados obtidos em quantificação de colágeno com Sirius Red após 48 horas de tratamento com Bioativo de Microalgas Verdes.

Sérum Corporal

Sérum Corporal Hidratante Pró-idade

Nosso Sérum Corporal tem Bioativo de Microalgas Verdes, que aumenta em 34% a produção de Colágeno e tem ação antioxidante, diminuindo em 32%* os radicais livres decorrentes da luz azul, aquela emitida pelo sol, aparelhos eletrônicos e lâmpadas.

Compre o  Sérum Hidratante Corporal Pró-idade aqui

*Teste ex vivo. Resultados obtidos antes e depois da irradiação de luz azul 380–470nm (100J/cm2) em cultura de células com tratamento tópico do Bioativo de Microalgas Verdes 

 

 

As informações deste texto não representam nenhum tipo de recomendação médica. Mantenha sua ida ao dermatologista sempre em dia. 😉

 

Lab Riô - Tudo sobre Biocosméticos e o melhor para nossa pele.

RSS

Como saber se um cosmético é seguro?

Conheça o rigoroso protocolo SkinSAFE Trusted Choice™ que certificou as fórmulas da Riô SkinLab nos mais altos padrões de eficácia e segurança    Você já...

05 motivos para usar o novo Concentrado Antioxidante

Resultado de cinco anos de pesquisa e desenvolvimento, o lançamento da Riô SkinLab traz o melhor da inovação dermocosmética com alta performance e sensorial agradável ...