Seja qual for o tipo de depilação que você escolhe usar, ela é sempre um processo que agride a barreira cutânea. Por isso, é preciso cuidar da pele logo após a retirada dos pelos. A gente te explica como.
Laser, luz pulsada, cera, pinça, linha, lâmina, creme depilatório ou aparelhos elétricos. As opções para se depilar são muitas – umas mais agressivas, outras menos. Mas uma coisa é certa: a pele sempre sofre. Isso porque, em qualquer um desses métodos, ela é submetida pequenos traumas durante a extração dos pelos.
As reações podem ser diversas e vão desde vermelhidão à pseudo-foliculite pós-depilação. Pra te ajudar a evitar esses resultados indesejados, listamos, aqui, alguns cuidados básicos para logo depois que você remover os pelos.
-
Hidrate
Hidratar talvez seja a recomendação mais fundamental para quem acabou de se depilar. Sabe por quê? Porque a pele agredida física ou quimicamente fica descoberta e desprotegida e precisa de ajuda para recompor a barreira protetora. Além disso, a hidratação diminui a irritação e a sensibilidade da pele agredida.
O que passar depois da depilação? Quanto mais fluida e leve a textura, melhor. Evite hidratantes em creme ou óleos, pois podem ser pesados e obstruir os poros, que estão abertos.
Prefira águas termais ou brumas, que são formas mais leves de repor a água e os nutrientes perdidos no processo da retirada dos pelos.
A exposição ao sol depois de depilar a pele pode causar manchas. Por isso, é indicado esperar ao menos 24 antes de submeter a região à luz solar.
-
Evite roupas apertadas
No dia da depilação e nos seguintes ao procedimento, prefira roupas confortáveis e largas. Isso porque a roupa apertada gera atrito na pele que, por sua vez, pode causar irritação. A roupa justa também impede que a pele “respire”, promovendo um ambiente favorável à proliferação de fungos e bactérias.
-
Evite praia e piscina
A pele, depois da depilação, está mais sensível e suscetível, já que os poros estão ainda abertos. Por isso, evitar a água salgada do mar pode ser uma boa ideia para não irritar mais a área depilada. Da mesma forma, evitar o cloro da água da piscina também fará com que a pele não fique sofra com a irritação pós-depilação.
-
Evite produtos agressivos
Mais uma vez, a dica é evitar irritar ainda mais a pele que já está vulnerável. Produtos à base de álcool etílico e ácidos podem gerar irritações. Opte por cosméticos com fórmulas calmantes e hidratantes.
Riô Indica
Bruma Biohidratante Corporal Aqua
Com aplicação superprática e rápida, a Bruma da Riô é um hidratante em spray com textura superleve, de rápida absorção, que não deixa a pele melada, nem grudenta. Por isso, ela é um ótimo hidratante para o pós-depilação, já que não obstrui os poros, que estão abertos depois da extraçãodo pelo. Além disso, nossa Bruma repõe substâncias essenciais que mantém o manto hidrolipídico saudável, reequilibra o pH da pele e preserva o microbioma positivo.
___________
Vale lembrar que as informações deste texto não representam nenhum tipo de recomendação médica, nem substituem a importância de você consultar um dermatologista.