Sabia que a pele masculina é mais espessa e oleosa que a feminina? Além disso, ela sofre agressões durante a barbeação. Tudo isso faz com que ela seja singular e exija cuidados diferentes dos da pele da mulher
Até a adolescência, meninos e meninas apresentam condições bem parecidas de pele. Porém, na puberdade, a chegada dos hormônios sexuais muda tudo.
Com mais testosterona, a pele do homem adquire características próprias que vão acompanhá-la por toda a vida adulta.
Confira, aqui, três delas – e como cuidar delas.
A pele do homem produz mais gordura
Nos homens, a produção de gordura pelas glândulas sebáceas é duas vezes maior do que na pele feminina. É por isso que, no rosto, os tipos de pele masculina mais comuns são a oleosa e a mista.
A hipersecreção sebácea faz com que os poros fiquem mais visíveis e deixem a pele mais propensa ao surgimento da acne. Por isso, na hora de escolher produtos para o rosto, os ideais são os que ajudam a controlar a oleosidade. Mas também é preciso cuidar da hidratação, um dos cuidados essenciais para todos os tipos de pele que garante uma barreira cutânea saudável, fruto do equilíbrio entre produção de gordura e água.
Mas não é só no rosto que a pele masculina é mais oleosa: no corpo, ela também produz mais gordura. As glândulas sudoríparas também trabalham mais, o que explica por que, no geral, os homens suam mais do que as mulheres.
A pele do homem é mais espessa
Com níveis mais altos de testosterona, a pele masculina tem uma composição mais densa e espessa. Isso também traz um aspecto mais áspero, resultado de uma concentração maior de queratina na pele, o que também explica um maior volume - e espessura - de pelos no rosto.
A pele do homem sofre agressão diária
Embora a barba esteja em alta, para muitos homens o ato de se barbear continua sendo parte da rotina diária.
Isso significa que a pele sofre uma agressão mecânica frequente, que remove não somente os pelos mas, também, deixa microfissuras na camada cutânea mais externa, a epiderme.
Cuidados especiais para a pele masculina
Como a pele feminina, a masculina também precisa do básico: limpeza, hidratação e proteção.
Lavar o rosto de manhã e de noite, com sabonete que respeite o pH da pele e com água morna, garante que o excesso de resíduos e sebo sejam removidos.
A hidratação, recomendada sempre após a lavagem do rosto e do banho, é essencial mesmo para a pele do homem, já mais oleosa que a da mulher. Ela que garante a saúde do microbioma da pele e a manutenção do manto hidrolipídico, a barreira de proteção cutânea que todos nós temos.
Por fim, o protetor solar é indispensável para homens e mulheres pois previne o câncer de pele o envelhecimento precoce da pele.
A rotina de skin care masculina ainda pode ter mais um passo: a esfoliação, que vai colaborar para a diminuição da foliculite causada pelo ato de barbear.
_______________
Riô indica
Os produtos da Riô são recomendados para a pele masculina?
Muito! Confira:
Bruma Biohidratante Corporal Aqua
Com aplicação superprática e rápida, a Bruma da Riô é um hidratante em spray com textura superleve, de rápida absorção, que não deixa a pele melada, nem grudenta. Por isso, ela é conhecida como o ''hidratante pra quem tem preguiça de passar hidratante”!
Ela repõe substâncias essenciais que mantém o manto hidrolipídico saudável, reequilibra o pH da pele e preserva o microbioma positivo.
_______________
Vale lembrar que as informações deste texto não representam nenhum tipo de recomendação médica, nem substituem a importância de você consultar um dermatologista.