A pele do homem: características e cuidados especiais

Sabia que a pele masculina é mais espessa e oleosa que a feminina? Além disso, ela sofre agressões durante a barbeação. Tudo isso faz com que ela seja singular e exija cuidados diferentes dos da pele da mulher 

 

 
Até a adolescência, meninos e meninas apresentam condições bem parecidas de pele. Porém, na puberdade, a chegada dos hormônios sexuais muda tudo. 


 
Com mais testosterona, a pele do homem adquire características próprias que vão acompanhá-la por toda a vida adulta. 


 
Confira, aqui, três delas – e como cuidar delas.  

 
 
A pele do homem produz mais gordura 
 
Nos homens, a produção de gordura pelas glândulas sebáceas é duas vezes maior do que na pele feminina. É por isso que, no rosto, os tipos de pele masculina mais comuns são a oleosa e a mista. 

 

A hipersecreção sebácea faz com que os poros fiquem mais visíveis e deixem a pele mais propensa ao surgimento da acne.  Por isso, na hora de escolher produtos para o rosto, os ideais são os que ajudam a controlar a oleosidade. Mas também é preciso cuidar da hidratação, um dos cuidados essenciais para todos os tipos de pele que garantuma barreira cutânea saudável, fruto do equilíbrio entre produção de gordura e água. 


 
Mas não é só no rosto que a pele masculina é mais oleosa: no corpo, ela também produz mais gordura. As glândulas sudoríparas também trabalham mais, o que explica por que, no geral, os homens suam mais do que as mulheres. 

 

A pele do homem é mais espessa 

 

Com níveis mais altos de testosterona, a pele masculina tem uma composição mais densa e espessa. Isso também traz um aspecto mais áspero, resultado de uma concentração maior de queratina na pele, o que também explica um maior volume e espessura - de pelos no rosto.  

 

A pele do homem sofre agressão diária


 
Embora a barba esteja em alta, para muitos homens o ato de se barbear continua sendo parte da rotina diária. 
 
Isso significa que a pele sofre uma agressão mecânica frequente, que remove não somente os pelos mas, também, deixa microfissuras na camada cutânea mais externa, a epiderme. 

 

Cuidados especiais para a pele masculina 

  

Como a pele feminina, a masculina também precisa do básico: limpeza, hidratação e proteção.  

 

Lavar o rosto de manhã e de noite, com sabonete que respeite o pH da pele e com água morna, garante que o excesso de resíduos e sebo sejam removidos.   

 

A hidratação, recomendada sempre após a lavagem do rosto e do banho, é essencial mesmo para a pele do homem, já mais oleosa que a da mulher. Ela que garante a saúde do microbioma da pele e a manutenção dmanto hidrolipídico, a barreira de proteção cutânea que todos nós temos.  

 

Por fim, o protetor solar é indispensável para homens e mulheres pois previne o câncer de pele o envelhecimento precoce da pele. 

 

A rotina de skin care masculina ainda pode ter mais um passo: esfoliação, que vai colaborar para a diminuição da foliculite causada pelo ato de barbear 

 

_______________ 

 

Riô indica 

 

Os produtos da Riô são recomendados para a pele masculina? 
 
Muito!  Confira: 

 

 
Bruma Biohidratante Corporal Aqua 

Com aplicação superprática e rápida, a Bruma da Riô é um hidratante  em spray com textura superleve, de rápida absorção, que não deixa a pele melada, nem grudenta. Por isso, ela é conhecida como o ''hidratante pra quem tem preguiça de passar hidratante”! 

Ela repõe substâncias essenciais que mantém o manto hidrolipídico saudável, reequilibra o pH da pele e preserva o microbioma positivo. 

 

 
 
_______________ 

 
 
Vale lembrar que as informações deste texto não representam nenhum tipo de recomendação médica, nem substituem a importância de você consultar um dermatologista. 

 

Lab Riô - Tudo sobre Biocosméticos e o melhor para nossa pele.

RSS

Como saber se um cosmético é seguro?

Conheça o rigoroso protocolo SkinSAFE Trusted Choice™ que certificou as fórmulas da Riô SkinLab nos mais altos padrões de eficácia e segurança    Você já...

05 motivos para usar o novo Concentrado Antioxidante

Resultado de cinco anos de pesquisa e desenvolvimento, o lançamento da Riô SkinLab traz o melhor da inovação dermocosmética com alta performance e sensorial agradável ...